O DUMBO Arts Festival foi uma celebração multi-site das artes, trazendo obras de arte inovadoras e desafiadoras para uma audiência diversificada e proporcionando uma plataforma de criação de carreira para artistas de todo o mundo.

Fundada em 1997, o DUMBO Arts Festival foi o maior evento de arte livre da cidade de Nova York até seu fechamento após o festival de 2014. Primeiro conhecido como D.U.M.B.O. Art Under the Bridge Festival, o evento de três dias foi inicialmente estabelecido como uma iniciativa de artistas de base para mostrar o bairro como um trampolim para novas artes e idéias. Aproveitando a paisagem urbana única e a alta densidade de estúdios de artistas, o primeiro D.U.M.B.O. Art Under the Bridge Festival incluiu estúdios abertos, pintura ao vivo, música ao vivo, desfiles de moda, performances de dança e exibições de filmes.

Os organizadores do inaugural D.U.M.B.O. Art Under the Bridge Festival – residentes da DUMBO, Joy Glidden e Tyson Daugherty – foram fundados no DUMBO Arts Center, a primeira organização de artes sem fins lucrativos da DUMBO e administradora do festival de 1998 a 2009.

Com o anúncio do Centro de Artes DUMBO sobre o final do festival em 2009, o patrocinador do festival, Two Trees Management Company entrou e assumiu o patrocínio principal e a organização do festival. Nos anos seguintes, o atendimento ao festival cresceu mais de 200 mil por ano.

À medida que a participação e o atendimento cresciam, o festival se expandiu para incluir projeções de escala monumental, tecnologia interativa e trabalho de novas mídias. À medida que a palavra do festival se espalhava, artistas de todo o mundo mostraram seu trabalho na DUMBO.

Para celebrar o calibre e a criatividade de seus participantes, o DUMBO Arts Festival premiou a excelência e a inovação nas artes mediante a concessão de prêmios em dinheiro para o melhor projeto, melhor exposição e melhor estúdio aberto, bem como um grande prêmio de um ano sem aluguel estúdio e um prêmio Audience Choice. Os vencedores foram selecionados por um jurado de profissionais de arte, e o vencedor do Prêmio Audience Choice foi selecionado pelos festeiros.

O Festival final das artes da DUMBO realizou-se de 27 a 29 de setembro de 2014. O que começou como uma celebração espontânea de artistas que trabalham em seus estúdios desenvolveram um evento anual altamente antecipado que foi fundamental para estabelecer DUMBO como a comunidade de artes fortes que é hoje. O espírito do festival continua com os artistas, galerias e grupos culturais que fazem do DUMBO um destino para a arte todo o ano.